sábado, 28 de setembro de 2013

Histeroscopia

    Sexta Feira dia 20 foi dia de exame, desta vez foi uma histeroscopia. Confesso que ia um pouco nervosa mas afinal não custou assim tanto, fiquei foi nervosa quando o médico me disse que tinha de me fazer uma biopsia....ai... que até mudei de cor, a Enfermeira até me perguntou se eu me estava a sentir bem. Só de me lembrar das biópsias que fiz na mama e axila...penso que são todas iguais, dolorosas, mas esta até não custou assim tanto. Agora vou ter de aguardar pelos resultados 1 mês.
O médico diz que à partida está tudo bem com o útero, mas só com o resultado é que podemos falar melhor.


Histeroscopia é a inspeção médica da cavidade uterina através de endoscopia. Permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica.
A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina e o canal cervical. A grande vantagem é a possibilidade de sua realização em ambulatório sem o uso da anestesia e sem requerer internação.
Ela permite a visualização direta do interior do útero, com introdução de instrumental e uma ótica via vaginal que varia de 1,2mm a 4mm de diâmetro, podendo ser realizada no próprio consultório.
Através da vídeo-histeroscopia, introduz-se pela vagina uma fina fibra óptica no canal uterino, que leva luz ao seu interior, bem como um gás (gás carbônico) para distendê-la, tudo controlado pelo histeroflator automático que oferece proteção e segurança quanto à absorção de CO² pela paciente. A essa ótica acopla-se uma micro câmera, que leva a imagem até um monitor de TV permitindo assim a visualização do canal cervical com uma nitidez magnífica e as patologias existentes neste local. Após o exame a paciente poderá retornar às suas atividades cotidianas normais. Todos os exames são fotografados.
A este recurso dá-se o nome de histeroscopia diagnóstica.
Indicações diagnósticas:
  • Infertilidade.
  • Abortamento habitual.
  • Sangramento uterino anormal.
  • Pólipos.
  • Miomas.
  • Aderências.
  • Espessamento do endométrio.
  • Adenocarcinoma do endométrio.


Sem comentários:

Enviar um comentário