quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ansiedade


    Na 2ªf foi dia de exames, análises, marcadores e cintigrafia óssea, resultados só mesmo na próxima 2ªf.  Cada vez que chega esta altura ando mais nervosa, sempre com medo do resultado de alguns exames...ando com um pressentimento maluco mas espero que esteja enganada, que seja tudo derivado da minha insegurança.  Para a semana já tenho os resultados.

Ontem foi dia de Zoladex, já me começo a habituar ao tamanho da agulha, já as consigo dar sem deixar a barriga com nenhuma nodoa negra, estou a ficar pro     ;-)

3 comentários:

  1. Olá.sigo o seu blog..tb tenho cancro da mama...a espera pelos exames é uma ansiedade terrível...começei a tomar zoladex esta semana e vai ser durante 2 anos...sabe explicar me melhor para que serve o zoladez.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o Zoladex é uma castração química, uma menopausa induzida, para quando os receptores são positivos.

      Zoladex pertence a um grupo de medicamentos designados por anti- hormonais. Isto significa que afecta os níveis de várias hormonas (substâncias químicas naturais produzidas pelo organismo). Na mulher, reduz os níveis de uma hormona feminina, o estrogénio.

      A utilização de Zoladex em associação com tamoxifeno em mulheres com cancro da mama pode reduzir a perda de cálcio a nível dos ossos (redução da espessura óssea).

      Zoladex é normalmente administrado numa injecção sob a pele, na parede abdominal, de 4 em 4 semanas.

      Os efeitos indesejáveis de Zoladex podem incluir:

      -Alteração do volume mamário

      -Afrontamentos e sudorese

      -Diminuição da libido

      -Dores de cabeça

      -Alterações do humor incluindo depressão

      -Secura vaginal

      -Redução da espessura óssea

      -Algumas mulheres entram precocemente na menopausa, e em alguns casos podem não voltar a ter ciclos menstruais após a suspensão do tratamento com Zoladex.

      -No início do tratamento poderão ocorrer hemorragias vaginais de duração e intensidade variáveis, normalmente durante o primeiro mês de tratamento.

      -Têm sido referidos casos de formação de quistos nos ovários e de síndrome de hiperestimulação ovárica quando Zoladex é utilizado como parte de um tratamento para a infertilidade, juntamente com hormonas sexuais. Devemos informar imediatamente o médico, se sentirmos dor ou inchaço abdominal, náuseas ou vómitos após nos ter sido administrado este fármaco.

      -No início do tratamento da neoplasia da mama poderá verificar-se agravamento dos sinais e sintomas. Devemos, informar o seu médico se sentirmos náuseas, vómitos ou sede excessivos. Estas perturbações poderão ser indicativas de possíveis alterações na quantidade de cálcio presente no sangue.

      Eliminar
  2. obrigada pela resposta...passado 2 anos e meio..ás vezes tb me dói a coluna...e fico logo k makakinhos no s´tão.

    ResponderEliminar