sábado, 7 de abril de 2012

O inicio....

Foi em 1994 que foi diagnosticado á minha mãe cancro da mama...naquela altura eu tinha 17 anos e ela 40...
   A minha mãe foi operada, retirou o peito esquerdo e de seguida fez quimioterapia. o tempo foi passando e o raio do cancro foi criando metastases nos ossos...e depois pulmões e mais quimioterapia e mais exames...e por fim criou metastases no sitio que não devia... no fígado, a partir daí foram só mais 6 meses, até terminar os 8 anos de luta dela.
    Faz este ano 9 anos que ela nos deixou...e eu descubro que... tenho Cancro da Mama...
    Foi em Setembro que senti um nodulo, mas deixei passar 2 meses por pensar que poderia ser da menstruação...ovulação...mas não,tudo passou menos os nódulos.

 Vou á minha ginecologista que me manda fazer mamografia e eco mamaria, o medico que me fez a eco disse: " menina isto não é nada de preocupante, só tem de ser vigiada de 6 em 6 meses". Ao fim de 3 meses começo a notar que tenho a mama a ficar deformada e por insistência do maridão, lá vou eu ao médico novamente, mas desta vez como tenho seguro de saúde vou a outra médica. Esta Drª manda-me fazer novamente eco e mamografia...Quando saí de lá vinha com a certeza de que afinal isto era mau, mas o maridão disse que sem o resultado eu não podia afirmar o que estava a dizer...
Veio o resultado...tudo apontava para maligno e tinha mais 2 na axila.A médica encaminha-me para um médico de oncologia no Hospital da Luz. Ele manda-me fazer 2 biópsias, uma á mama e outra á axila. Fogo nesse dia fartei-me de chorar, porque até agora só tinham caido umas lágrimas pequenitas. Chorei por dor, por negação, por lembrança,pelo meu mano, meu pai, meu marido... pelos meus filhos....o resultado era para sair ao fim de 8 dias, saiu ao fim de 3. Resutado: CARCINOMA DUCTAL INVASIVO (grrrrrrr ...detesto quando tenho razao).
O médico do Hospital da Luz mandou-me estar no IPO na 5ªf ás 8 da manhã para uma consulta da mama.Lá estava eu a essa hora, fui atendida pelo Drº Vargas Moniz,(um srº muito atencioso) que me passou uma serie de exames para fazer, um dos quais consegui fazer logo nessa tarde.
Agora na 3ªf lá vou eu novamente fazer mais um exame, na 4ªf mais 2 e na 5ªf consulta...Já disse ao maridão que o melhor seria alugar um quarto em frente ao IPO, eheh. Estes malditos "inquilinos" têm os dias deles contados...

2 comentários:

  1. É mesmo assim, exames e mais exames. É como se fosse um trabalho a tempo inteiro! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida Tânia!
    Esta vida por vezes é muito ingrata, mas nós somos mais fortes do que essa ingratidão.
    Também eu sou uma profissional do "crime" e levo a vida com muita alegria.
    Quando em 2006 me foi detetado um carcinoma como o teu, a minha filha tinha 13 anos e eu 45.
    O mundo desabou por cima de nós mas as trovoadas e as tempestades não nos derrubaram.
    Como diz a ClaudiaV, levo a vida como que se de um emprego se tratasse, ao longo destes 7 anos.
    Muita força, muita energia positiva e muita Fé.
    Um beijinho grande e um abraço apertadinho e fico a aguardar mais notícias.

    ResponderEliminar